Um algoritmo é uma sequência
finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser
executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de
esforço finita.
O conceito de algoritmo é
frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos
algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou
necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja
completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se
estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Um algoritmo não representa,
necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para
realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por
outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem
realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais
ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo
da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados
adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode
especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a
calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça
e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais
difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.
O conceito de um algoritmo foi
formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda
de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.
Programa
Uma
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO é um sistema de escrita para enunciar as operações a
executar por um computador.
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